sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

SOPA e PIPA: e a polêmica continua

   No dia 18, alguns sites paralisaram suas operações em forma de protesto a votação dos projetos de lei SOPA (Stop Online Piracy Atc) e PIPA ( Protect IP Atc), nos EUA. Estes projetos, que visam combater a pirataria no meio digital, possui o apoio de congressistas tanto republicanos como democratas, além da indústria cinematográfica e fonográfica. Porém, as empresas que trabalham com o tráfico de informações na rede, como o Facebook, a Google, o Twitter e a Wikipédia não concordam em serem  responsabilizadas pela divulgação de material pirateado e pretendem fazer um black-out caso as leis sejam aprovadas. Essas empresas também criticam esses projetos pois eles poderiam servir como um instrumento de censura do governo, coibindo assim a liberdade de expressão e a neutralidade da rede.
   Segundo Wikipédia mais de 162 milhões de pessoas viram a mensagem oficial em sua pagina, a GOOGLE fez um doodle especial, veja:


   A associação comercial dos estúdios de cinema - MPAA - disse que os protestos estariam transformando internautas em "peões corporativos" e o jornal The New York Times chamou os protestos de "revolução política da indústria digital". (Ver em Olhar DigitalO resultado da votação sai no dia 24 desse mês.

NOTA:
No final da tarde ontem o FBI desativou o site Megaupload e prendeu o seu fundador e,  em resposta,  a Anonymous derrubou vários sites ligados a governo note-americano e a indústria  de filmes e músicas, como do FIB e Universal Music.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS os comentários são moderados e podem ser rejeitados caso remetam a conteúdo ilegal, duvidoso ou de nenhum interesse para o blog e os leitores. Não serão publicados comentários:
♦ anônimos ou com apelidos grosseiros, com ofensas pessoais
♦ escritos de forma incompreensível
♦ com links de torrents e similares, mídias ilegais e/ou controversas perante a lei
♦ com vendas/publicidade/propaganda/spam
♦ com e-mails no corpo da mensagem (para evitar o mau uso por terceiros)
As opiniões expostas nos comentários são de responsabilidade de quem as escreveu.